Um evento literário de celebração da palavra e da literatura.
Uma edição repleta de palavras na boca daqueles que escrevem mas também daqueles que as ouvem e levam os livros a todos os lugares.
O Festival Literário Em Nome da Terra, com edição anual, pretende convocar leitores com propostas que, partindo da palavra, incluem conversas com escritores, horas do conto, percursos guiados por palavras, visitas a escolas, capelas, jantares literários, música, teatro.
O festival desenvolve vários temas, mas obedece sempre a um só lema, que é o de aparecer, efectivamente, como um festival Com Todas As Letras.
Há lugar para a celebração de escritores conceituados mas também para a descoberta de jovens escritores, dá-se relevo ao retrato dos leitores anónimos, à educação (e à atuação) do público infanto-juvenil, à celebração literária vergiliana, à manutenção de hábitos de tertúlia, de relação próxima entre o leitor e o seu livreiro, de escrita nos géneros mais consagrados ou nos mais banais.
Um evento de proximidade com os livros, os escritores, os leitores e todos os que se interessam pelos livros, pela leitura e pela Palavra.